Aromaterapia para ansiedade e desânimo

Eu sei. Tá sendo difícil. Mundialmente estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes que, no Brasil, tem se agravado cada vez mais.

A situação é tensa, temos de lidar com perdas de vidas de nossos entes queridos ou pessoas próximas de uma forma frequente, o que alimenta cada vez mais o medo e a ansiedade.

O cuidado com a saúde mental, devido todo esse contexto, tem ficado cada vez mais em evidência (ainda bem), e não é para menos. A procura por profissionais da psicologia e terapeutas também tem aumentado e isso é muito bom! Para complementar esse cuidado, muitas pessoas também tem buscado por outros meios de cuidar da saúde mental.

Práticas de auto cuidado, de respiração, exercícios físicos, meditação e terapias naturais são aliadas muito poderosas para combater crises de ansiedade, desânimo e estados depressivos. Todas terapias que funcionam muito bem sozinhas e ainda melhores quando estão juntas, alinhadas no propósito de restaurar nosso equilíbrio mental e emocional.

Foto por Mareefe em Pexels.com

Aromaterapia e bem-estar integral

A aromaterapia é baseada no poder de cura das plantas, através do uso dos óleos essenciais. Esses óleos são obtidos através da destilação de diversas partes de plantas (raízes, folhas, flores) e são substâncias super concentradas nos princípios ativos e, portanto, terapêutico e medicinais das plantas.

Esta terapia de cura se dá através da inalação desses óleos através de difusores (de ambientes ou colares), de aplicação diluída em óleos vegetais ou inalação diretamente do vidro do óleo. A quantidade, forma de uso e frequência de aplicação deve ser indicada por uma aromaterapeuta, tá?

Foto por Natalie em Pexels.com

O óleo essencial de Lavanda (essa planta linda da foto acima) é um dos maiores aliados em terapias que tratam ansiedade, insônia, agitação mental, sensação constante de angústia e até mesmo depressão. A Lavanda é um colo de mãe que acolhe, abraça e acalma.

O uso que mais gosto dela é no colar difusor pra inalar durante o dia, especialmente em dias em que estou irritada ou com bastante ansiedade, 3 gotas em um pedacinho de algodão que vai dentro do colar difusor e pronto, logo a calmaria chega.

Para tratar insônia, gosto de pingar 3 gotinhas do óleo essencial de Lavanda no travesseiro antes de dormir. Garanto um sono totalmente restaurador e profundo.

Foto por Lachlan Ross em Pexels.com


O Alecrim é a planta da alegria, é uma planta solar que energiza e levanta o ânimo. Mais conhecida sendo utilizada na culinária, essa planta poderosa faz muito mais do que aromatizar nosso alimento!

Então, se você está naquele dia tristinho, totalmente sem vontade de fazer nada, procrastinando toda e qualquer tarefa, o óleo essencial de Alecrim pode ser seu melhor amigo.

Assim como o óleo essencial (OE) de Lavanda, o meu uso preferido do OE de Alecrim é no colar difusor. Gosto de mesclar o uso dele com o OE de Capim Limão, esses dois se dão super bem na tarefa de levantar nosso astral e nossa energia, e dão aquele aroma herbal de floresta super delicioso e refrescante. Não tem erro, juro.

Você também pode usá-lo diluído em óleo vegetal, duas gotinhas do OE de alecrim para uma colher de sopa do óleo vegetal que você tiver em casa, pode ser óleo de Amêndoas Doce, de Uva, de Gergelim e até mesmo o bom e velho Óleo de Oliva (o nosso querido azeite).

Foto por Tara Winstead em Pexels.com

Viu? A Natureza nos presenteia com verdadeiros tesouros, com potenciais enormes de ser nossas tábuas de salvação em dias difíceis. Pode ser uma planta, um óleo essencial, um passarinho cantando na janela, uma flor desabrochando no jardim, o barulhinho de chuva caindo… A Medicina da Natureza está em todos os lugares, basta nos colocarmos atentas e em estado de contemplação.

Espero que você tenha gostado. Compartilha esse nosso artigo se conhecer alguém que precisa dessas dicas super poderosas e simples.

Com carinho e cheirinho de Lavanda,
Gabi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: