Os primeiros passos na Cosmética Natural

Cosméticos são todos e quaisquer produtos que usamos em nossa pele e cabelos: shampoos, condicionadores, sabonetes, cremes, pastas dentais, perfumes, maquiagens, etc. Em nossa sociedade ocidental moderna, temos o costume de usar esses produtos desde o momento em que nascemos, por isso merecem atenção, concorda?

Nos cosméticos “tradicionais”, esses da grande indústria, sabemos das substâncias tóxicas que existem, entre parabenos, sulfatos, ftalatos e etc. Aqui no blog temos alguns posts sobre o assunto aqui e aqui.

Tomamos nossa decisão de migrar para cosméticos naturais, e agora? Essa transição pode não ser tão fácil quanto parece. Para muitas pessoas, não é “só” deixar de usar um produto pra usar um natural. É muita tentativa e erro até achar um que seu corpo se dê bem e você se satisfaça com o resultado. Mas pode ser fácil também, pode ser que na primeira tentativa você já encontre um produto que lhe agrade. A beleza da cosmética natural é sua pluralidade, é o olhar para um organismo como único.

Portanto, um desodorante natural que serve pra mim pode não servir pra você, e tá tudo bem. O que é necessário aqui, é vontade e disposição. Não que vá lhe dar muito trabalho nem seja algo custoso, mas é só para te dizer que se não der certo na primeira tentativa de substituição, não desista. Há um mundo vasto de cosméticos naturais e, com certeza absoluta, você vai achar o “sapato pro seu pé”!

O mundo da Cosmética Natural é rico, assim como a própria Natureza em suas variadas expressões. Grande parte do que temos em nosso banheiro pode ser feito por suas próprias mãos usando o que você já tem em casa. Inclusive, temos um e-book gratuito com diversas receitas que você pode baixar clicando aqui .

Então: como começar essa transição?

Não há regra. Algumas pessoas fazem de uma vez só, trocam tudo e pronto. Há quem prefira fazer aos poucos. Eu, Gabi, vou compartilhar minha experiência pessoal.

O primeiro item que troquei foi o absorvente. Adotei o coletor menstrual intercalando com o absorvente de pano. Depois, o desodorante, passei a fazer o meu em casa. Foi quando a Mulher Terra nasceu e eu decidi fazer cursos e aprender formulações mais complexas. Daí em diante, iniciei uma trajetória sem fim, de uma mudança integral que se ampliaram para alimentação, meditação, yoga, etc. Até hoje continuo fazendo trocas, mesmo 4 anos depois. Pra mim, é uma mudança e melhora contínua.

Mas, repito, essa é minha experiência pessoal. Pode ser que você só se interesse em mudar os cosméticos e tá lindo, tá ótimo, vá fundo!! Cada um no seu tempo, no seu contexto, com suas escolhas e tá tudo certo.

Eu, pessoalmente, acredito que pra uma mudança ser pra vida toda, ela precisa ser gradual, precisa ser sentida em cada passo e em cada escolha. Então sempre indico ir aos poucos, no seu tempo, com calma. A cosmética natural também passeia pelo nosso bem-estar psicológico, pela nutrição interior e profunda, pela conexão consigo.

Então vamos juntxs, com muito amor, acolhimento e empatia. Estou sempre disposta a conversar pelo nosso e-mail, instagram, whatsapp, etc.

Juntxs vamos mais longe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: