A importância da esfoliação

A pele é o maior órgão do nosso corpo e absorve cerca de 85% do que entra em contato. Ao longo do dia a pele absorve diversas substâncias, algumas propositalmente (cremes e etc) e outras sem querer, como detritos minúsculos que estão suspensos pelo ar e microrganismos como ácaros e fungos. Por esses e outros motivos, a limpeza correta de nossa pele é, além de um cuidado estético, cuidar de nossa própria saúde. E muita gente passa direto nesse passo de auto cuidado tão importante para nosso corpo: a esfoliação.

A esfoliação é um tratamento facial e corporal que promove a remoção da camada de pele morta de nosso corpo, e limpeza profunda por fricção da pele em algum material que cause esse atrito. Entre os seus diversos benefícios, a esfoliação estimula a circulação e oxigenação da pele, recupera o viço, promove renovação celular, remove microrganismos e sujeiras, desintoxica ao remover micro poluentes suspensos no ar e auxilia na absorção de tratamentos posteriores, como hidratação da pele. Só maravilha, né?

Este procedimento simples e tão importante pode ser feito de forma à seco, com o auxílio de escovas específicas, ou em algum produto granulado que cause essa fricção.

Esfoliação à seco.

O grande problema dos esfoliantes “tradicionais” e industrializados é que esses grãos, componentes principais desse tipo de produto, geralmente consiste em microesferas de plástico. Pensa comigo: usamos esses esfoliantes com plástico, lavamos na pia, que vai para o esgoto e vai terminar em rios, estuários e, por mim, o Oceano.

Já sabemos que o plástico é um dos mais graves problemas nos oceanos, mas precisamos entender que, quanto menor o tamanho do plástico, mais maléfico ele é à vida marinha (e, por consequência, à nossa).

Quanto menor o tamanho de uma partícula de plástico, com mais facilidade ela é absorvida pelos produtores da cadeia oceânica, no caso, os plâncton. Se o micro/nanoplástico é absorvido por esse organismo com facilidade, ele se propaga em toda a cadeia alimentar oceânica, causando intoxicação e morte de diversas formas de vida, inclusive a nossa.

Micro plástico: o inimigo (quase) invisível

Mas todo esfoliante tem microplástico? Não!

Existem esfoliantes naturais que você pode fazer na sua própria casa, com borra de café ou até mesmo açúcar. No nosso canal do Telegram partilhamos uma ótima receita de esfoliante caseiro, inclusive! Clica aqui pra ir lá dar uma olhada!

Mais uma vez, os cosméticos naturais nos ajudam a destruir menos o planeta! 😀 Além de alternativas para esfoliar, esfoliantes naturais geralmente tem outras propriedades maravilhosas para nossas peles. Que troca, hein? 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: