O que são Biocosméticos? – um bem pra você e para o planeta –

Hoje vamos conversar sobre cosméticos. Esse tanto de produto que colocamos em contato direto (o tempo todo) com o nosso maior órgão – nossa pele. Mas cosmético não é só o que colocamos na pele, não.

Segundo a definição da Regulamentação da UE 1223/2009 (artigo 2,1.a), “produtos cosméticos representam qualquer substância ou mistura produzida para ser colocada em contato com a porção externa do corpo humano (epiderme, cabelos, unhas, lábios e órgãos genitais externos) ou os dentes e a membrana mucosa da cavidade oral com o objetivo único ou principal de limpar, perfumar, mudar suas aparências, protegê-los, mantê-los em boas condições ou corrigir odores corporais”.

SafeCosmeticsHeader

 

Embora sejam produzidos com o intuito de nos deixar mais belxs, tratarem alguma “imperfeição” ou nos deixar mais cheirosxs, os cosméticos sintéticos contém muitas substâncias nocivas que nos envenenam aos poucos e acabam por produzir efeito contrário do que vendem, essa é a verdade.

Substâncias como chumbo (presente nos batons), sulfatos (em shampoos, condicionadores e sabonetes), parabenos (em hidratantes e desodorantes), alumínio, microplásticos, filtros UV, surfactantes (ou tensoativos), e a lista continua… estão presentes em absolutamente todos os cosméticos sintéticos encontrados em toda e qualquer esquina. E o que você tem a ver com isso?

T U D O

 

Cosméticos ou Venenos?
Cosméticos ou Venenos? Fonte: Reprodução.

Péssimo pra gente, pior ainda pro NOSSO planeta

Pense no tanto de gente do mundo todo usando shampoos de todas as qualidades, por exemplo. E condicionadores. E sabonetes. E maquiagens de todos os tipos. E perfumes. E pastas de dente. E produtos de limpeza doméstica. E desodorantes… Todos os dias, todos os minutos. Desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos, todos nós consumimos cosméticos todos os dias, várias vezes ao dia, e lançamos nos oceanos e no nosso corpo todos esses tipos de poluentes.

Quando nos vemos como algo à parte do resto do planeta, quando nos vemos como algo alheio a tudo isso, realmente, pode nem importar. Mas quando ampliamos nossa visão e percebemos que não estamos sozinhos nesse mundo e tudo o que geramos de resíduos volta pra nós mesmos, aí a coisa muda. Precisamos parar de agir como se o que jogássemos no lixo ou o que escorre pelos ralos das nossas casas fosse parar num buraco negro no meio da galáxia, que se alimenta dos nossos resíduos.

Estudos sobre a toxicologia dos cosméticos tem sido cada vez mais frequentes e isso é de imensa importância, pois precisamos saber o que estamos consumindo. Pesquisadores de diversas áreas (tanto da medicina quanto da oceanografia) estão cada vez mais preocupados com a questão dos cosméticos sintéticos, já que estes estão se tornando os maiores poluentes dos oceanos, por serem continuamente lançados no ambiente aquático.

Nenhum tipo de tratamento de esgoto ou de plantas aquáticas que prestam esse serviço ambiental pode retirar ou metabolizar as substâncias presentes nos cosméticos sintéticos. Em resumo, exatamente do jeito que utilizamos e descartamos, ele vai parar nos oceanos, fazendo um mal pior ainda, porque a maioria dessas substâncias são bioacumulativas, ou seja, vão se propagando e se tornando mais concentradas ao longo da cadeia alimentar.

(PS: Estamos tratando aqui somente sobre as pequeninas substâncias que estão nesses produtos, nem estamos falando dos potes e etc… Isso a gente conversa depois..)

Biocosméticos, uma luz no fim do túnel

A boa notícia é que, com mais informação, temos mais consciência e podemos fazer escolhas melhores, não é mesmo!? 😀

Junto com todas essas revelações sobre a toxicologia dos cosméticos, estamos vivendo uma verdadeira revolução natural ao que se trata cosméticos. São produtos feitos com substâncias retiradas da natureza de forma sustentável (é sempre bom reforçar e avaliar se esse é o caso), feitos de frutas, sementes, argilas e até tapioca! Ao redor do mundo, mais e mais pessoas estão se tornando adeptas a não-poluição de seus corpos e de nossa tão querida Mamãe Terra, que tanto nos dá!

cosmetica-natural-biocosmetica
A cura pela Terra. Foto: Reprodução.

 

Aqui no Brasil, temos marcas lindas e totalmente responsáveis no que diz respeito a Biocosméticos, como a Pachamama, a Bioart, a Bhava e a Auá Natural .

Produtos que curam, perfumam, trazem à tona aquela beleza lá de dentro, sabe? ❤ Que são amigos do meio ambiente, que tem responsabilidade socioambiental na extração de todos os seus insumos, que crêem que a mudança quem faz é a gente mesmo!

Trouxemos aqui, com amor e muito respeito, uma breve pincelada sobre quais são as desvantagens de usar os cosméticos sintéticos e te apresentamos algumas soluções naturais para substituição tranquila e responsável desses produtos.

O mundo da cosmetologia natural é lindo, colorido, cheiroso e só faz bem – pra todos!

Vem com a gente? ❤

 

Um comentário em “O que são Biocosméticos? – um bem pra você e para o planeta –

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: