Faça você mesmo: Produtos de Limpeza Caseiros

Diariamente em nossa casa, no trabalho e em diversos ambientes que frequentamos, entramos em contato com produtos de limpeza. De maneira geral, esses materiais são destinados à limpeza e higiene, sendo caracterizados principalmente pelos sabões, detergentes, desinfetantes, desodorizadores e similares. Eles auxiliam na limpeza dos ambientes, higienizando e mantendo um aroma agradável, e tornaram-se indispensáveis no nosso dia a dia. Porém, estes produtos de limpeza possuem diversas substâncias químicas em sua composição, com efeitos tóxicos à nossa saúde a ao meio ambiente.

O efeito das substâncias presentes nos produtos de limpeza aumenta devido a maneira  como são utilizados. O ideal seria usar estes limpadores em pequenas quantidades e locais ventilados, porém, na prática, muitos materiais são usados na higiene domiciliar sem um controle e em ambientes fechados.

Os consumidores acreditam que levam para casa um produto de limpeza e, consequentemente, bem-estar, mas, por falta de informação, ignoram que atrás de um produto perfumado pode existir uma substância química que, se mal utilizada, pode ser prejudicial à saúde. As substâncias químicas podem ser absorvidas pelo organismo humano por diferentes vias, como: a respiratória, em que a inalação de gases é a principal via de entrada; a cutânea; e a ingestão oral, que representa bastante risco à saúde.

Produtos de Limpeza Tóxicos
Produtos de Limpeza Tóxicos. Fonte: Reprodução.

 

Como os produtos de limpeza podem ser tóxicos  as pessoas ?

A toxicologia do cloro, um dos principais componentes dos itens de limpeza, por exemplo, é observada principalmente no sistema respiratório. Pode ocorrer desde simples irritação sensorial até broncoespasmo (fechamento das vias aéreas), além de alterações celulares que podem evoluir para doenças pulmonares graves.

Um estudo realizado em 2001, indicou que crianças são as principais vítimas de envenenamentos acidentais no Brasil por produtos de limpeza. Nos últimos dez anos, cerca de 20% dos casos notificados pelo Sistema de Saúde corresponderam a acidentes ocorridos com menores de 4 anos, o que mostra a necessidade de cada vez mais se pensar em diferentes formas preventivas para contornar este quadro.

Acidentes envolvendo o hidróxido de sódio (Soda Cáustica),  não são raros e causam lesões de grande extensão nos tecidos devido à desidratação acentuada das células e inativação das proteínas enzimáticas. Todas essas causadas pelas reações consecutivas entre este solvente e a pele.

Esses produtos podem agredir o meio ambiente?

O meio ambiente também pode ser prejudicado depois que a limpeza escoa pelo ralo. O descarte de fosfato contribui para a eutrofização – processo através do qual um corpo de água adquire níveis altos de nutrientes, fosfatos e nitratos, provocando o posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição –  em massas de água, por exemplo. O acúmulo dessas substâncias nos rios, lagos e praias que recebem esgotos, pode prejudicar a vida das plantas e animais que vivem no local (e a nossa, depois). Esse acúmulo forma uma espuma branca (“cisne-de-detergente”) que reduz a penetração do oxigênio na água,  dificultando a sua penetração e, consequentemente, a respiração dos animais. O fosfato também favorece a multiplicação de algas vermelhas, que em excesso também prejudicam a oxigenação da água. Outra preocupação é com a degradação do produto. Embora no país a lei determine que os detergentes devem ser biodegradáveis, alguns fabricantes não respeitam essa norma.

Portanto, escolher por reduzir o uso destas substâncias químicas e substituir por produtos com origem natural e menos agressivos é uma boa opção para nossa saúde e também para o meio ambiente. (Clique aqui e aprenda a fazer desodorante caseiro) 

produtos-de-limpeza-naturais
Produtos de limpeza Naturais, biodegradáveis e que você pode fazer na sua casa!

5 D.I.Y de  produtos naturais e eficientes para limpeza da sua Casa

  • Para limpeza de fornos por exemplo, o uso de uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, pode ser passada com um pano fino, removendo as sujeiras.
  • Para limpeza de rotina em vidros, usar 5 colheres de sopa de vinagre diluídas em 10 litros de água quente. Para secar a superfície utilize jornais velhos. Caso o vidro esteja muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão.
  • Para desodorizar ambientes, utilize uma solução de água + ervas da sua preferência (alecrim, manjericão, cidreira, etc) com vinagre ou suco de limão. Assim você vai evitar produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.
  • Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente.
  • Para limpar bancadas, pisos frios, azulejos, geladeiras e microondas, misture 250 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de vinagre branco e meio limão.

Gostou dessas dicas? Compartilhe essas dicas, previna-se e ajude o meio ambiente!

Referências

OLIVEIRA, Mayara Alcântara de; COSTA, Marycleid Santos; ALVES, Luiza Aquilma de Souza. UTILIZAÇÃO POPULAR DE DOMISSANITÁRIOS E RISCOS DE INTOXICAÇÃO. Disponível em:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD4_SA3_ID360_14052017232830.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2018.

FIOCRUZ. Fundação Oswaldo Cruz. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Disponível em: http:// www.fiocruz.br/sinitox/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home. Acessado em: 01 fev. 2018.

FERREIRA, A.; BORELLI, E.; CASON, A.; SANTOS, F.M.; OLIVEIRA, M.L.F. Acidentes infantis domésticos por produtos domissanitários registrados em centro de assistência toxicológica da região sul. Espaço para a Saúde, v. 3, n. 1, 2001.

AMBIENTE, Ministério do Meio. Os produtos de limpeza e os impactos ambientais. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos /prod_limpeza.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2018.

 

 

POST ORIGINAL DE AUANATURAL. CRÉDITO TOTAL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: